Início » Projetos – 2016

Projetos – 2016

MOBILIZAÇÃO PARA INICIO DO PROGRAMA DA SALA DE LEITURA

Mobilização das Lideranças Juvenis da Escola para apoio durante o ano letivo.

10

Lideranças estudantis em reunião para planejamento de atividades da Sala de Leitura.

COMPRA E DOAÇÃO DE LIVROS PELOS PROFESSORES

Doação de livros novos para integrar o acervo e incrementar ações visando sempre o melhor para o aluno e fazendo com que esses títulos chamem a atenção para a visitação e frequência na sala e, ao mesmo tempo, possa oferecer, através de convencimento, a literatura clássica.

PROJETO SALA DE LEITURA E PROFESSORES

Seguindo a  sugestão do Caderno Game Superação, os professores podem participar do projeto da Sala de Leitura, dos seguintes modos:

 – De um modo acolhedor: elogiando a iniciativa de todos os alunos que frequentam a Sala de Leitura; incentivar os alunos que escolhem dedicar seu tempo para aprimorarem-se como leitores;

– De um modo estratégico: incentivando os alunos, especialmente aqueles com mais dificuldades nos estudos, a usarem a Sala de Leitura, sempre estimulando os alunos a aprenderem de um jeito novo por meio do Desafio de Leitura;

– De um modo inteligente: conhecendo de perto todas as ações propostas e as leituras escolhidas pelos alunos;

– De um modo solidário: disponibilizando-se a orientá-los na prática da leitura, escrita e nos momentos das intervenções protagonistas;

 -De um modo participativo: trazendo propostas, ideias e colaboração para que a Sala de Leitura tenha, de fato, o aluno como centro de suas ações.

PAINEL DE TALENTOS

A  sala de Leitura tem a preocupação de ressaltar talentos e incentiva-los.

Em 2016 foram:

45º CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS DA UPU 2016

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de melhorar a alfabetização através da arte epistolar.No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual, nacional e internacional. A participação se dá por meio de escolas pública e privada, que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas cartas para representá-las.

Duas produções foram selecionadas, das alunas Joana Martins de Pinho – 1º G e  Bruna Pereira Nóbrega – 1º C. Discentes do Profº Marcelo Ramos (Língua Portuguesa)

PROJETO LEITURA NAS FÉRIAS

Não é porque estamos longe da escola, devemos ficar longe dos livros!

Portanto, a Sala de Leitura da E. E Dr. Alfredo Reis Viegas, incentiva a leitura para o período de férias.  Assim, a proposta é que o aluno leia um ou mais títulos e, em seguida, postar uma resenha na página da Sala de Leitura no Facebook. Existe tempo para tudo durante as férias, mas uma leitura com prazer ajuda na concentração e na elaboração do pensamento crítico, além de ampliar o repertório literário.Já muito se disse de quanto a escola tem representado, para a maioria dos alunos, a única oportunidade de contato com livros de gêneros diversos, portanto, essa convivência, esse desvendamento do mundo literário constitui um dos objetivos da escola. Daí o motivo de pensar ser a literatura um dos componentes do currículo escolar e desse projeto, fazendo com que o aluno se torne um leitor antenado e, por consequência, um protagonista. Enfim, trata-se de um projeto que visa a formação de leitores antenados e protagonistas em diferentes espaços: na sala de aula, na sala de leitura, em casa ou, em qualquer outro espaço que contribua para a aprendizagem leitora.

LITERATURA ÀS CEGAS

Segunda ação das doações de livros pelos professores.

Com essa doação, reproduzimos um projeto do Pinterest chamado “Literatura às Cegas”. A ação gerou curiosidade e euforia entre os alunos, principalmente pelo fato da escolha da obra ser às cegas, somente pela sinopse.

OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Sala de Leitura, comandada pela Profª Marcia Cabral e a Profª Eliana Vilalva  promoveram oficinas de produção de “Artigos de Opinião”  no contraturno dos alunos. Nestas oficinas, as professoras primavam pela promoção de discussão de temáticas e notícias  com o objetivo de fomentar nos alunos o senso crítico.

LITERATURA CLÁSSICA

Muito se tem discutido sobre a leitura dos clássicos nas escolas, inclusive nos fóruns das Olimpíadas de Língua Portuguesa de 2015. Sempre é difícil fazer com que o aluno sinta prazer em ler Machado de Assis, José de Alencar, entre outros. Neste sentido, as Profª Marcia Cabral e Profª Eliana Vilalva, montaram um projeto focando a leitura desses clássicos tão exigidos em vestibulares e contemplados em materiais didáticos do Currículo do Estado de São Paulo.

O projeto desenvolveu-se nas seguintes etapas:

– leitura dos títulos

– produção de fichamento

– produção de radionovela com temática contextualizada

As professoras aproveitaram essa atividade para desenvolver a radionovela, projeto “Mediação e Linguagem”, que visa justamente o estímulo de leitura de textos literários nas aulas, bem como a reflexão sobre essas obras lidas, contextualizando-as.

O resultado deste projeto pode ser visualizado pelo You Tube. Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto

Aproveitando o ensejo vamos compartilhar aqui a mesma ação produzida pelos alunos no ano de 2015. A cartomante, de Machado de Assis

1º CONCURSO CRÔNICAS DE UM MEGA ACOLHIMENTO

 A Sala de Leitura comandada pela Profª Marcia Cabral promoveu com os alunos a produção de crônicas  para a participação do 1º Concurso de Crônicas da Diretoria de Ensino de São Vicente.

A produção da aluna do 1ºA,  Samirah Silva de Almeida,  foi enviada para apreciação da banca julgadora.

 PROJETO “LER E BOM, EXPERIMENTE”

Tem como objetivos incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade dos jovens. Desenvolvido com excelentes resultados em escolas estaduais e municipais em todo o Brasil, o projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura desde 2000, e tem o patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, pelo décimo ano consecutivo.

Após a leitura do livro “Nos bastidores do cotidiano” e o desenvolvimento de várias atividades sugeridas, os alunos respondem a um questionário sobre a obra e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nas personagens. Os autores dos três melhores trabalhos recebem como prêmio outro livro de Laé de Souza e concorrem à inserção do seu texto na coletânea “As melhores histórias dos projetos de leitura – Volume 9”, cuja publicação ocorrerá até meados de novembro/2017.

Esse projeto está sendo desenvolvimento com as Profª Marcia Cabral e Profª Eliana Vilalva e seus alunos do 1ºA.

%d blogueiros gostam disto: