Início » Projetos 2019

Projetos 2019

Acolhimento Sala de Leitura – 2019

Fevereiro 2019

  • Contato Inicial
  • Funcionamento do espaço físico
  • Procedimentos de empréstimos
  • Apresentação do acervo

Objetivos

– Desenvolver o sentimento de pertencimento e promover o desejo de participação dos estudantes no ambiente da sala de Leitura

.- Promover ações de protagonismo juvenil.

– Construir princípios de convivência (combinados, contratos, etc.).

-Trabalhar os valores fundamentais de convivência e reforçar a importância dos quatro pilares da Educação (Aprender a Ser, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Aprender) para a formação integral do estudante.

“Projeto Círculo da Leitura :”Li, Gostei e Recomendo”

Objetivo

Ampliar o repertório literário;

  • Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento;
  • Compartilhar experiências leitoras;
  • Estabelecer relações com outros livros, outras épocas/lugares e autores diferentes.
  • Confrontar interpretações e saber articular argumentos que sustentem seu ponto de vista;
  • Engajar-se em discussões sobre leituras realizadas, levando em conta o ponto de vista dos colegas e usando as questões trazidas por eles para rever suas próprias ideias e impressões.

Estratégias

  • Educandos fazem empréstimos de livros com ficha cadastral.
  • Devolutiva semanal ou quinzenal  com comentário pertinente  a leitura
  • Troca de ideias sobre as leituras feitas em todos os períodos e troca de experiências leitoras
  • Término do bimestre os dez melhores leitores (quantidade de livros lidos) participam café cultural, chocolate quente .
  • Os três melhores leitores são presenteados com livros atuais e certificados e os outros sete alunos recebem certificados de melhores leitores.
  • Exposição em forma de painel e mobile de livros (aluno de encontro com o que

    Leitura às Cegas

    Incentivo a leitura “julgue  um livro pelo conteúdo, não pela capa”

    Os livros são adquiridos através de doações por professores da U.E e embalados em papel kraft, e na parte frontal recebem características escritas no pacote. O leitor, dessa forma, é convidado a escolher o livro “às cegas”, de acordo, apenas, com essas caracterizações descritas, e ter a surpresa de descobrir qual a obra apenas ao abrir a embalagem.

    De olho no VestibularENEM – UNICAMP

    Intervalo para o almoço, mas antes… Fome de livros

    Indicação do DiaLousa diária

    Objetivo: Indicar vários tipos de leituras diariamente através de um livro destaque que é fixado  em uma lousa todos os dias.

    Menu Literário – Cardápio Literário

    Premiação Leitores Março

    Premiação dos leitores destaques do Projeto Círculo da Leitura :Li, Gostei e Recomendo
    Mês: março
    A iniciativa do projeto valoriza o poder da leitura como transformadora do indivíduo e por consequência da sociedade, além de estimular as práticas de compartilhamento e da ação voluntária.

Sociedade dos Amigos Leitores Alfredianos”
Roda Avaliativa de Leitura
 
A ação surgiu a partir de encontros periódicos que acontecem no espaço da sala de leitura por estudantes dos 1º e 2º anos do E.M .Os mesmos passaram a compartilhar as leituras feitas e as que estão em andamento .A apresentação de cada livro é avaliada pelo grupo com apontamentos positivos e negativos de cada indivíduo ,no qual se atribui uma nota de 0 a 5 .

Ataque Poético – Pílulas de Poesia

Objetivo Geral

  •  Incentivar o hábito da leitura e despertar o amor  pelas poesias ,poemas
  •  Inserir jovens no universo poético, familiarizando-as com a linguagem poética e com a forma gráfica dos textos poéticos;
  •  Estimular a oralidade, a leitura e a escrita;
  •  Despertar a motivação e interesse para ouvir, ler, interpretar e escrever poesias;
  •  Expor suas ideias e emoções através dos recursos tão expressivos da linguagem poética e as infinitas possibilidades da palavra;
  •  Enriquecer o vocabulário;
  •  Exercitar a imaginação e a criatividade

 Metodologia

Alunos do E.M  realizaram um “Ataque Poético” onde professores, alunos e demais presentes na escola foram surpreendidos com a declamação de uma poesia de diversos autores e algumas poesias de autoria dos mesmos . As poesias foram selecionadas pelos alunos e declamadas após uma pequena explicação sobre o projeto. Os contemplados com o “Ataque Poético” além de ouvirem as declamações receberam uma  caixa no formato de  remédio suposta pílula poética. O projeto envolveu cerca de 20 alunos que protagonizaram a  ação e  150 alunos e   funcionários foram contemplados.

Dia do Troca -Livros

Justificativa

Um livro que já foi lido por você e que está guardado em casa pode ser muito útil para outra pessoa. Com essa ideia, a sala de Leitura Regina Figueroa realizou no dia 08 de junho, I  Dia do Troca de Livros.  O projeto tem o objetivo de estimular entre os alunos o compartilhamento de leituras que tenham sido prazerosas, trazendo alegria, estimulando emoções e incentivando a leitura.

Metodologia

O evento envolveu   30 alunos. Cada livro entregue vinha com um bilhete feito pela pessoa que o entregou  com um possível argumento no qual pudesse convencer o colega a  trocar seu livro por outro. Alguns alunos trocaram mais de um livro. “A iniciativa foi importante também porque pudemos explicar aos alunos o conceito da troca, mostrando a importância de partilhar o que você tem e receber o que é do outro”.

Acolhimento -Sala de Leitura 2º semestre

Painel Interativo – Cite um livro que você tenha amado!

Pizza Literária

“A cada fatia um sabor diferente  de Conhecimento”

Em cada fatia uma parte da história.

Metodologia

Após a leitura, os alunos confeccionaram uma pizza com 8 fatias ,usando a linguagem verbal e não verbal .Cada fatia representava um aspecto personagens ,enredo ,espaço e a parte que mais gostou.

Chá e Literatura Enem ARV-2019

E quem disse que lazer e estudos não combinam!!!
A Sala de Leitura da Escola Estadual Dr Alfredo Reis Viegas, promoveu na primeira quinzena de agosto  o Chá Literário ARV  voltado ao exame do ENEM, onde os alunos puderam saborear um delicioso chá, enquanto buscavam aprendizado nos livros clássicos da nossa literatura, certamente farão a diferença no próximo exame de 2019.
A ação envolveu cerca de 30 alunos

Liberte um poema
Ação de Intervenção

A poesia não é apenas um gênero literário, mas um olhar revelador de mistérios e uma sabedoria resgatadora da nossa profunda humanidade .A poesia é um modo de ler o mundo e escrever nele um outro mundo.
Nessa ação os alunos do 3°E.M identificaram alguns dos poemas e autores dos livros Estrela da Vida Inteira- Manuel Bandeira,Alguma Poesia Carlos Drummond de Andrade (chá Literário) .

Leitura às Cegas -2º semestre

Desafio Literário Alfredo

Metodologia

Como estamos numa era de desafios foi proposto aos alunos a investigação do nome do livro através de dicas.   São colocadas pistas diárias que envolvem a prática interpretativa e o raciocínio lógico.

Culminância do Projeto

Leitura às Cegas
#rodadeleitura
#naojulgueolivropelacapa
De encontro com os livros com um sabor diferente!!!

Depoimentos:

Imagem107

Gabriel Mateus: É um projeto bem legal porque tem livros que a gente nem imagina que vai pegar.

Definição do livro com uma palavra: Amor

Imagem108

Graziela Lavour: Foi muito legal e curioso, não sabia qual era o livro .Quando abri meu livro fiquei encantada .

Definição com uma palavra: azar

Imagem109Mellyssa: Para mim o Leitura às Cegas é como você entrar de cabeça em um projeto que você não tem certeza se vai dar certo ou não. Tem pessoas que se decepcionam com o livro e não acham tão interessante assim ,como tem pessoas que acham o livro mega sensacional .
Valeu a pena ter escolhido esse livro.

Definição com uma palavra: CATIVANTE

Imagem110

Culminância Leitura ás Cegas
Roda de Conversa

Ação Setembro Amarelo

Aperte o Play Viva e leia um livro
A ação foi baseada no livro 13 Reasons Why (13 porquês) através de estações itinerantes oportunizando jovens a discutir sobre o tema e tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Correio amigo
Mensagens de amor e carinho

Culminância Correio amigo
Mensagens positivas para os colegas

Desafio/Enigma!!

Que livro é esse? Onde estará escondido !?
Fique atento as pistas…

I Encontro com Escritor ARV
Tem Dia que Dói (Suzane Frutuoso)

E foi com sua escrita afetiva que a autora Suzane G.Frutuoso nos agraciou com sua conversa sobre sonhos, oportunidades desejos e como a própria autora nos mostra em seu livro:
“Felicidade não é e nunca vai ser um estado constante. A felicidade está em momentos, passagens da vida .”

#encontrocomoescritor
#projetodevida
#temdiaquedoimasnaoprecisadoertododia

Crush Literário ARV

Casais Marcantes da Literatura

Metodologia

Alunos do E.M realizaram um desfile literário que ressaltava os casais marcantes da Literatura, personagens de livros que nos conquistaram pelo coração, projeto intitulado como “Crush Líterário”.

Cada dupla de alunos ficou responsável por representar um casal (selecionados previamente), procurando adequar características da obra e ou período literário/Descritores.

Características físicas, criatividade, vestimentas, desenvoltura, música tema, bem como estar com a obra em mãos e desfilar no horário de almoço apresentando aos demais colegas professores e funcionários.

A ação também tinha como intuito a participação dos colegas em mural interativo para que assim todos pudessem compartilhar seus crushes literários.

O projeto envolveu cerca de 24 alunos que protagonizaram a ação e 150 alunos e funcionários foram contemplados.

I Piquenique Literário ARV”

Livros de romance, poesia , ficção e tantos outros gêneros foram compartilhados durante uma atividade pra lá de saborosa o “I Piquenique Literário ARV” projeto em parceria com a professora de Língua Portuguesa Elizângela Maria .

A proposta tem como objetivo melhorar a escrita e interpretação.

 

Adote um livro e transforme-se
Ação de Incentivo e Compartilhamento de Leitura.
A iniciativa valoriza o poder da leitura como transformador do indivíduo e, por consequência da sociedade .
E você o que está esperando Alfrediano? Venha adotar o seu livro

Projeto de Vida – Visita Técnica Reis e Guedes Assessoria

Apresentação aos alunos e futuros operadores do Direito, uma visita a um conceituado escritório de Advocacia com mais de 18 anos de funcionamento, localizado nesta Comarca de Praia Grande, onde os estudantes tiveram seu primeiro contato com a prática e o dia a dia na defesa dos direitos de seus clientes, conheceram as instalações, receberam orientações de vários profissionais que atuam no local, trocaram informações importantes acerca da prática jurídica e esclareceram todas as dúvidas pertinentes ao seguimento que buscam se enveredar na profissão escolhida.

Relatos:

Alice 3ª série A

Desde nova meu objetivo era ensinar, tanto pela escrita como oralmente, tracei esse caminho por amor aos livros e aos meus professores. Durante minha trajetória encontrei referências em cada professor que tive o privilégio em receber aula, desde o ensino fundamental procurava saber o máximo que eu podia de como eles chegaram onde chegaram e suas dificuldades. A escrita vai além de ter a sensação de saber que muitas pessoas leram sua obra, o prazer na verdade se encontra em saber que as pessoas que leram o conteúdo se identificaram e aquilo mudou sua vida. Porque esse é o prazer de quem lê recebe uma transformação espontânea por meio da leitura.

Pretendo me formar em letras para poder ensinar e aperfeiçoar minha escrita, de modo onde eu possa receber credibilidade pelos meus leitores, tanto nas escritas de entretenimento como as informativas.

Desejo cursar libras para direcionar minha carreira direto para crianças deficientes, uma área da qual atualmente vem sendo esquecida. É extremamente importante buscar informação quando se trata em escolher uma área, pois é onde você vai investir seu tempo e dinheiro.

Sabendo que é essencial buscar informações, procure se aproximar das pessoas certas, um exemplo do qual eu almejo muito, é a bibliotecária do Alfredo Reis Viegas, (CRISTIANE SILVA FERRAZ SAMRA) ela foi essencial na minha vida, me fez enxergar que eu podia ir além do que imaginava, por meio de suas dinâmicas , formas de entreter os alunos e meios de despertar a leitura e a escrita que se encontrava dentro de mim. Sem dúvidas de que ela foi além de sua profissão, como incentivo mandou sites onde pude buscar métodos de publicar poemas e encontrar mais informações sobre oficinas de escrita, das quais se localizam em São Paulo.

Todo futuro escritor tem sua fonte de inspiração, aquela que você lê suas obras e sente prazer em buscar cada tópico sobre determinado assunto. Minha fonte é Clarice Lispector com sua forma de intimidar as pessoas por onde passava, sem contar que as emoções e sentimentos dos seus personagens são verdadeiros enigmas, a forma como ela se sentia, era o que definia o conceito de seus personagens. É importante ressaltar que Clarice Lispector participou da terceira fase do modernismo, ou seja, a geração 45.

Existe uma citação de Clarice Lispector da qual me identifico muito, ela dizia: Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada… Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro…”.

Basicamente é como cada escritor se sente, não escrevemos para mudar, escrevemos para desabrochar, expor, mostrar, a liberdade de escrever com certeza é o melhor prazer que pode ser sentido, escrever é para quem gosta de ouvir, é para quem torna “um simples cair de gota em um livro”.

Gustavo Alves Capel   3ª série A

Na última quinta-feira, 24, eu acompanhado de alguns colegas e tutorado pela professora Cris, fomos ao escritório de advocacia Reis & Guedes Assessoria, pois os alunos tinham como projeto de vida a área  do Direito. A saída foi excelente e de grande proveito, pois pude esclarecer dúvidas que ainda me restavam a respeito da profissão que pretendo seguir.

      Em conversa com os advogados percebemos o quão gratificante é a carreira no setor jurídico, além de conhecer outras áreas mais detalhadamente, vimos pontos importantes nas pelejas jurídicas, como por exemplo, uma sustentação oral, que seria a parte do processo em que o defensor ou acusador devem defender sua tese acerca do caso, este ato deve ser feito em até 15 minutos, porém o advogado deve maximizar os detalhes nesse período, visando uma defesa coerente, concisa e convincente acima de tudo. Pudemos acompanhar também coisas como o decorrer de um processo e a maneira com que os processos são arquivados em pastas enormes e pesadas ,sendo que  até 2013, quando o sistema que foi modificado para uma versão digital mais prática e dinâmica, onde os envolvidos têm a sua disposição todos os papeis (andamentos processuais) pelo computador.

     Contudo para mim o (ápice) da saída pedagógica foi o bate-papo com o patrono do escritório, Dr. Jeferson, um senhor extremamente educado e extrovertido que nos recebeu em vossa sala, inclusive utilizando uma toga vestimenta  tradicional utilizada por juízes, promotores, advogados e etc… durante julgamentos a partir da segunda instância), pudemos fazer perguntas que foram muito esclarecedoras, além de uma parte motivacional da conversa que com toda certeza influenciou muito na minha decisão e de meus colegas a respeito do nosso caminho até alcançar o patamar onde se encontra o Dr. Jeferson.

Ao final de um excelente passeio pedagógico, comemos bolo acompanhados pelo Dr. Rogério, advogado responsável pela formulação e digitação dos processos iniciais do escritório. Eu e todos meus colegas agradecemos a Prof. Cris pelo incentivo, pois tal projeto foi de extrema importância em nossa formação profissional.

Anna Beatriz  3ª série A

No dia 24 de outubro tivemos a oportunidade de conhecer o escritório de advocacia, com objetivo de nos introduzir em nosso futuro projeto de vida, como uma experiencia na  rotina de um escritório, pudemos acompanhar o dia a dia dos advogados e quais as suas funções, vimos alguns processos e como os mesmos foram formulados e todo o percurso até que ele já devidamente concluído. Durante a nossa visita conhecemos alguns advogados que nos incentivaram em nossas futuras profissões, pudemos também assistir uma sustentação oral que foi feita por vídeo o foi algo inédito já que a maioria é feita em locais apropriados com a presença física de juiz e os demais advogados que estão no caso. Durante a nossa visita alguns profissionais nos alertaram sobre erros frequentes que advogados iniciantes comentem e que podemos evitar, para garantir o nosso sucesso na profissão tão almejada.

LIVRO SECRETO – AMIGO SECRETO DE LIVROS