Início » A importância do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

A importância do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

 

O trabalho de conclusão de curso (TCC) exige dedicação, empenho e organização. Para que ele não seja um pesadelo é necessário que se estabeleça uma rotina para a sua realização.

O primeiro passo consiste na definição do tema e preparação de um bom projeto, que sirva como um paradigma, no projeto deve constar informações como o assunto, objetivos e o cronograma das atividades.

De acordo com cada instituição, o trabalho de conclusão de curso pode ser realizado como uma atividade prática, estudo de caso ou mesmo uma produção científica, por isso é fundamental que os padrões e normas exigidos pela instituição sejam compreendidos corretamente, para que o trabalho seja definido corretamente e transcorra de acordo com os prazos estabelecidos. (Apresentação TCC Alfredo Reis Viegas)

O tema é o norte do trabalho, a sua escolha feita de forma precisa irá determinar o desenvolvimento do TCC, por isso é imprescindível que esteja atrelado à área de estudo pela qual se está inserido.

Escolhido o tema, a etapa seguinte é composta pela formulação de um problema, por isso formular perguntas sobre o tema promove a problematização.
A escolha do orientador deve ser pertinente ao tema e deve equilibrar afinidade pessoal, entrosamento, competência e conhecimento sobre a linha de pesquisa trabalhada pelo profissional selecionado.

O passo seguinte é dar início a produção do texto que deve atender as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) principalmente no que diz respeito às apresentações de referências bibliográficas ou citações.

Fonte: UGF – Unidade de Gestão e Formação